Street Fighter V

A mais nova versão da principal franquia de luta da Capcom marca presença no PC e no PS4, trazendo de volta à briga rostos conhecidos como Ryu, Ken, Chun-Li, Dhalsin e Charlie, bem como novatos na série, como a brasileira Laura, Rashid, o Vento Turbulento, Fang e Necalli.

Com algumas inovações nos comandos, Street Fighter tenta aproximar os jogadores hardcores e novatos, facilitando ao utilizar boa parte dos golpes com o famoso comando do Hadouken, ao mesmo tempo que possibilita a criação de estratégias diversas com a utilização da barra de especial e o novo V-Power, que dá um efeito exclusivo para cada personagem.

utzwvl1
O modo história é dividido em 2: o primeiro, já incluso no disco, conta em poucas lutas uma breve história de cada personagem. Já o segundo, um DLC gratuito, lançado 01/07/2016, inspira-se em Mortal Kombat e envolve todos os personagens em uma trama contra os planos do grande vilão da série: Bison

A cronologia é um pouco bagunçada: Street Fighter V acontece após os eventos de seu antecessor, SF IV, e após os eventos do controverso SF III. O modo história principal trata-se de uma série de 2 a 5 lutas com cada um dos personagens e conta uma breve história com cenas em anime no inicio e no fim de cada uma. Já o modo História Geral, que pode ser adquirido gratuitamente na forma de DLC é maior e leva cerca de 2 horas para ser completado.

A ideia em si é digna de nota, porém a execução é um tanto falha. Com loadings demorados que carregam entre cada cena, algumas de apenas 10 segundos, o jogo faz feio ao fazer com que perca-se mais tempo aguardando uma tela de carregamento, do que desfrutando de uma história pouco empolgante.

Em linhas gerais, existem dois grupos: um liderado pela milionária Karin e outro pela misteriosa Helen. O objetivo de ambos é interromper o plano da Lua Negra, de Bison.

3psh8yu
O Brasil, na visão do jogo Street Fighter

A promessa da Capcom para esse novo jogo é que nenhum personagem e boa parte das roupas adicionais poderiam ser obtidas com moedas do próprio jogo ou através de dinheiro real, para os mais apressados. O intuito é não lançar nenhuma versão Super ou Ultra como foi feito nas versões anteriores da série. São 16 personagens ao todo, com mais quatro já disponíveis na loja e a promessa de novos personagens ao longo da vida útil do game. Para esse ano ainda estão prometidos a coreana Juri, de SF IV e o misterioso Urien, de SF III.

Graficamente o jogo é muito semelhante ao antecessor, mantendo o efeito aquarelado nos golpes e o show de luzes e coreografias nos especiais. Alguns personagens sofreram uma repaginação total no visual, como é o caso do Ken, com seu coque samurai, e Dhalsin, todo barbado. Outros permaneceram bem fiéis às suas versões antigas, como Ryu e Chun-Li.

sf520ryu
“Sexy Ryu”, uma das roupas exclusivamente pagas com dinheiro real do jogo. Essa skin tornou-se possível graças ao sucesso que a sua fan-art fez entre os jogadores

O jogo peca em não trazer um modo Arcade, aproveitando seu novo grande vilão: Necalli, um guerreiro que tem como objetivo devorar as almas dos lutadores mais fortes. Estão disponíveis os modos História, Sobrevivência (que seria o modo mais próximo do Arcade) e o modo online, dividido em rankeada e casual.

O diferencial nas partidas online é que não existe um menu de seleção de personagens: o jogador deve deixar pré-selecionado em seu perfil qual o jogador favorito, e as partidas começam sem a tela de seleção. Toda partida online, salvo aquelas que são feitas em Batalha Lounge, são disputadas em melhor de 3, com a opção de, ao término de cada luta, o jogador optar por continuar ou voltar ao modo de jogo anterior.

rwjoe6l
Laura Matsuda, a representante do Brasil e mestra no estilo Matsuda de jiu-jitsu

Street Fighter V é um jogo agradável para quem gosta de partidas online, mas peca para aqueles que preferem lutar contra a máquina, pois o modo sobrevivência não oferece nenhum tipo de recompensa ao jogador como seu antecessor. Ainda assim, é um jogo de grande potencial para competições e promete uma vida útil bastante longa com a inserção de novos personagens a cada ano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s